Conceito
O THE-Studio é um caso de demonstração prática que integra profundamente estratégias de projeto sustentável com tecnologias ecológicas e uma plataforma experimental para arquitetura sustentável no sudoeste da China, com o objetivo de examinar se os métodos de projeto detalhado e tecnologias de construção que realmente se adequar a as condições locais de clima, cultura e até economia.
Orientados a partir do conceito do projeto, a equipe desenvolveu a estratégia de integrar todas os sistemas desde a fase inicial, buscando, assim, minimizar os impactos negativos no sistema ecológico local, maximizando o conforto interno e a eficiência energética.
Integração
A integração multi-sistêmica inclui três níveis: os sistemas construtivos paralelos, a integração da cultura vernácula com a tecnologia sustentável e a plataforma BIM.
Quatro sistemas de construção são implementados em paralelo para acelerar todo o processo de construção, reduzindo assim a interferência negativa no local. Estruturas de madeira são empregadas no amplo salão de exposições, enquanto os módulos pré-fabricados de aço leve são usados para moldar o espaço funcional em ambos os lados. Todos esses componentes estruturais e juntas são produzidos fora do terreno e montados rapidamente no local, levando a uma economia significativa de tempo e energia. Sistemas de serviços sustentáveis (ar através de túnel, aquecimento de biomassa, sistema PVT, coleta de água da chuva, controle e monitoramento, etc.) são principalmente plugados na cavidade das fachadas, o que pode economizar tempo de instalação, aumentar a flexibilidade interna e fornecer espaço potencial para equipamentos adicionais em experimentos futuros. O sistema modular de fachada dupla é uma integração única do artesanato vernacular de tecelagem de rattan com a tecnologia de pré-fabricação industrial, expressando fortemente as características específicas do local enquanto promove a economia e a indústria tradicional da região. O BIM também é adotado como plataforma integradora ao longo de toda a vida útil do edifício, especialmente para a coordenação das fases de construção, operação e manutenção.
Métodos de Projeto Passivo
Os métodos passivos de projeto que respondem aos fatores climáticos locais como ventilação natural, radiação solar e luz do dia são integrados posteriormente pelos arquitetos.
Primeiramente, o amplo salão de exposições central com aberturas zenitais que atuam na ventilação extra-elevada atua como uma chaminé promovendo a circulação de vento e de pressão térmica, enquanto fornece luz adequada e colorida para o interior. Em segundo lugar, as fachadas são compostas por duas camadas. A fachada envidraçada no primeiro andar e uma pele dupla tecida em rattan no segundo têm um desenho típico com resposta ao clima local. A fachada com janelas de vidro duplo pode se adaptar às mudanças sazonais e diárias do ambiente externo, através de diferentes modos de operação de respiro para atingir o desempenho térmico e ventilatório esperado. Quatro módulos para o revestimento duplo de vime também são desenvolvidos e organizados de acordo com a radiação solar local e a pressão do vento em cada fachada. Por meio de simulação de software, essa técnica tem como o objetivo integrar de forma abrangente o desempenho ambiental, a estabilidade estrutural e a durabilidade do material.
Em terceiro lugar, o edifício também adota um sistema de ar condicionado passivo, que pode reduzir em grande parte o consumo de energia principalmente no verão e no inverno. Seus dutos de ventilação verticais são integrados na cavidade de ar da fachada dupla e distribuídos nos principais locais de trabalho, fornecendo ar fresco e criando conforto interno. Em quarto lugar, o edifício incentiva fortemente o uso de materiais renováveis, como madeira, aço e tábua de palha de trigo e promove o emprego de materiais vernaculares e artesanato, como a tradicional tecelagem de rattan, pavimentação de piso de pedra azul e alvenaria de parede de entulho, que podem diminuir a pegada de carbono durante toda a vida e criar uma linguagem arquitetônica única.
Após a conclusão da construção, uma série de medições de campo e monitoramento de questões térmicas, da umidade do ar, da ventilação e de iluminação são realizados e posteriormente analisados. Os resultados verificam que os métodos de projeto detalhados e tecnologias de construção do THE-Studio nas fases iniciais de projeto foram eficazes e apropriados durante os processos de construção e operação, que podem ser referências a edifícios sustentáveis semelhantes na Zona Moderada do sudoeste da China.
Publicado originalmente em 11 de dezembro de 2016